EDITORIAL
Experimentar novos formatos
A produção da Revista EXPE (antiga Experimentus), sempre foi um dos trabalhos acadêmicos mais aguardados pelos estudantes de Jornalismo da Unochapecó. Poder transformar os conteúdos das matérias produzidas nas disciplinas do curso em algo mais visual e palpável instigavam os alunos, pois aquilo que haviam produzido enquanto informação jornalística passaria a ter um suporte de divulgação mais real.
​
Sim, a ideia de ser palpável era porque sempre se planejou uma revista que pudesse ser impressa fisicamente. Mesmo que não fosse impressa, o simples fato de gerar um PDF com a ideia da transposição do formato impresso para o digital já era algo que enchia os olhos dos estudantes.
​
Diante de uma pandemia, a ideia de algo mais real mudou de suporte. Muitos alunos ainda gostariam de ver suas publicações nas páginas de papel, porém, vários fatores fizeram com que chegássemos a esta edição da EXPE em um formato diferente.
Com a impossibilidade de frequentar as aulas no laboratório de informática e fazer uso do InDesign para criar o projeto gráfico e a diagramação da revista, foi preciso encontrar outras alternativas.
Daquilo que se planejou, muito teve que ser replanejado, a fim de encontrar uma solução que pudesse trazer ao público os conteúdos produzidos na disciplina de Grande Reportagem, ministrada pela professora Ana Bourscheid, os quais tiveram como temática a própria pandemia do Covid-19.
Com os textos e as fotografias "em mãos", e o semestre chegando ao fim, resolvemos criar a revista em seu formato digital. A "EXPEriência" foi enriquecedora, pois permitiu com que os estudantes pudessem também explorar as técnicas de Planejamento Editorial em Jornalismo no uso de uma plataforma online com maior abrangência.
Assim, ao criarmos a primeira edição totalmente digital da EXPE, o que antes parecia ser mais real apenas no impresso, agora se torna ainda mias real no meio digital.
​
Fica o convite para que possam ler e compartilhar os conteúdos aqui produzidos pelos futuros jornalistas e, assim, ampliar o universo de novos leitores.
Alexsandro Stumpf
Professor de Planejamento Gráfico em Jornalismo