top of page
Buscar

Camilão, comilão e uma bela produção

  • Lucimar Maria Guerra
  • 7 de jun. de 2016
  • 2 min de leitura

Com uma proposta criativa e instigante de contação de histórias e produção de contos literários, a professora Lucimar Maria Guerra desenvolveu uma atividade com os estudantes do 3º ano da Escola Municipal Porto Chalana, do município de Guatambu (SC). A abordagem teve como tema o livro Camilão, o Comilão, de Ana Maria Machado.

Segue abaixo o relato da professora Lucimar sobre a prática da atividade:

Lucimar: Inicialmente questionei se eles sabiam o que é um conto literário. A resposta foi não. Então passei a explicar de forma breve o que é conto, usando o texto a seguir:

O que são contos literários?

A palavra conto deriva do termo latino compŭtus, que significa “conta”. O conceito faz referência a uma narrativa breve e fictícia. A sua especificidade não pode ser fixada com exatidão, pelo que a diferença entre um conto extenso e uma novela é difícil de determinar.

Um conto apresenta um grupo reduzido de personagens e um argumento não demasiado complexo, uma vez que entre as suas características aparece à economia de recursos narrativos.

É possível distinguir entre dois grandes tipos de contos: o conto popular e o conto literário.

O conto popular tende a estar associado às narrativas tradicionais que são transmitidas de geração em geração, oralmente (de “boca em boca”). Podem existir várias versões de um mesmo relato, tendo em conta que há contos que conservam uma estrutura semelhante embora com diferentes detalhes.

O conto literário, por sua vez, está associado ao conto moderno. Trata-se de relatos concebidos por escrito e transmitidos da mesma forma. Apesar de a maioria dos contos populares não apresentarem um autor diferenciado, o caso dos contos literários é diferente, já que o seu criador costuma ser conhecido.

Lucimar: Após a explicação mostrei um exemplo de conto literário infantil. Eles fizeram a leitura do mesmo. O exemplo foi do conto A casa dos bichos, de Paula Sandroni.

Depois desse momento inicial, passei a trabalhar com o conto Camilão, o comilão de Ana Maria Machado.

Para iniciar as atividades com esse conto, passei a fazer a contação da história, como os alunos já a conheciam, eles participaram da contação, logo após, socializamos o conto, questionei- os quanto aos alimentos que Camilão ganhou, se são saudáveis ou não? E os que nós comemos?

Em seguida os alunos fizeram a produção individual escrita e desenhada do conto.

O resultado da atividade pode ser conferida nas imagens abaixo:

 
 
 

Comments


Destaque
Tags

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page