top of page
Buscar

Contos em foco

  • Marlon Andreas Dahlke
  • 7 de jun. de 2016
  • 2 min de leitura

O processo de ensino aprendizagem da leitura bem como da escrita perpassam a educação básica e possuem papel relevante para o desenvolvimento dos estudantes. Propostas voltadas ao fortalecimento da escola e a uma formação artística e cultural de maior qualidade são articuladas. As ações educativas atreladas ao conhecimento da literatura por parte do professor procuram garantir às crianças e jovens uma aprendizagem reflexiva e crítica, que lhes permita conhecer e associar as suas vidas saberes que compõem as práticas de produção artística e apreciação estética.

Partindo deste pressuposto o professor Marlon Andreas Dahlke trabalhou com “Contos em Foco” para oferecer aos alunos da EEB. “Elisabethe Matilde Simon” o contato direto com exemplos de contos diversos, pesquisados na internet e livros disponíveis na Biblioteca da Escola, para posterior produção de contos em grupo.

Público Alvo:

O presente trabalho foi desenvolvido junto aos alunos da 7ª série do Ensino Fundamental da E.E.B. “Elisabethe Matilde Simon” – Distrito de Nova Teutônia, Seara.

Dentre os objetivos da atividade, destacaram-se:

  • Apresentação breve sobre o significado e história de contos, culminando com exemplos de contos diversos.

  • A valorização e conscientização os alunos sobre a importância da leitura e escrita para o aprimoramento destas habilidades.

  • A criação, produção e ilustração de textos (contos), sob a forma de expressão escrita.

  • Enriquecer a capacidade produção de textos, destacando a importância do diálogo para a criação conjunta de contos.

Como foi desenvolvido o trabalho:

O trabalho foi desenvolvido ao longo de quatro aulas, sendo que na primeira aula foi apresentada de forma breve a história dos contos na literatura brasileira, com menção a alguns dos principais expoentes deste gênero literário. A seguir foram apresentados vários exemplos de contos extraídos da internet e partir de livros da Biblioteca Escolar. Alguns deles foram lidos, pelo professor, bem como pelos próprios alunos, contos curtos e outros mais longos.

A partir desta introdução os alunos foram divididos em dois grupos e motivados a dialogarem sobre lembranças e histórias que cada um conhece a fim de levantar sugestões para a criação de um conto. Também tiveram que escolher um relator por grupo para que expusesse posteriormente o conto produzido. Ainda, foram motivados a lembrarem de contos lidos ou ouvidos recentemente. Esta etapa foi desenvolvida nas aulas seguintes, em outro dia da semana, onde eles tiveram tempo maior para pensarem e criarem um conto em cada grupo, inclusive com ilustrações.

Percebeu-se que os alunos estavam empolgados para a elaboração da atividade, pois um bom diálogo ocorreu, com ideias diversas, até chegarem à produção de um conto final. Pode-se afirmar que os alunos se empenharam para desenvolver um bom trabalho. Usaram a criatividade tanto na escrita quanto no desenho que representou o conto elaborado. No final da aula apresentaram o trabalho aos demais alunos, onde eles comentaram acerca do trabalho realizado, inclusive com mais ideias e sugestões para outras oportunidades.

Exemplos de contos trabalhados foram extraídos de http://revistaescola.abril.com.br/leitura-literaria/era-uma-vez-contos.shtml


 
 
 

Kommentare


Destaque
Tags

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page