top of page
  • Marieliperi@gmail.com.br

Turismo de Itá sofre com os impactos do coronavírus

Atualizado: 14 de dez. de 2020

O ramo hoteleiro é um dos mais atingidos

Jessica Edel e Poliana Peri


O ano de 2020 ficará marcado pela descoberta e disseminação da Covid-19, vírus de origem em Wuhan na China, causou milhões de mortes no mundo todo e têm afetado diferentes setores voltados à economia.


Com a quarentena e isolamento social impostos pela Organização Mundial da Saúde foi determinado o fechamento de bares, hotéis e importantes pontos turísticos no mundo todo. De acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o setor turístico teve, em setembro deste ano, uma queda de 84% do faturamento em relação ao mesmo período em 2019, somando uma perda de aproximadamente R$12 milhões. O setor com forte poder econômico foi um dos que mais sofreu com os impactos do coronavírus, e levará anos para se recuperar dos efeitos da crise.


No oeste de Santa Catarina, o município de Itá também sofreu os impactos da pandemia. Com cerca de seis mil habitantes (IBGE 2020), a cidade é referência na região Sul por conta de suas atrações turísticas, como o Ecoparque, atividades de ecoturismo, as torres da antiga igreja e em principal pelo turismo termal que recebe turistas de diferentes estados do Brasil e de países vizinhos, como Argentina Uruguai que chegam até o município para desfrutar dos benefícios da água termal em abundância na região.



As aventuras do Eco Parque


O ecoturismo foi implantado no município há cerca de seis anos com um espaço em meio à natureza com mais de 1.800 metros de trilhas, sendo o Eco Parque o primeiro espaço do projeto, onde os visitantes têm a oportunidade de estarem em meio a uma área de preservação da Mata Atlântica, com árvores centenárias, onde é possível encontrar rios e córregos, além de diferentes espécies de animais e plantas. Anualmente, o espaço de Eco Turismo recebe grupos escolares de diferentes instituições da região, que vão até o local para oportunizar a educação ambiental para crianças de todas as idades, possibilitando que conheçam mais sobre a fauna e flora locais. No espaço é possível realizar diferentes atividades que podem ser exercidas em meio a natureza, veja a seguir:


Arvorismo e a chegada final


Uma atividade recente no setor turístico, o arvorismo consiste na travessia de um percurso suspenso entre plataformas montadas na copas das árvores


Paintball e suas adrenalinas


Para aqueles que buscam diversão e adrenalina com seus amigos, o espaço dispõe de Paintball, esporte de combate individual ou em equipes, que usam marcador de ar comprimido, Nitrogênio ou CO₂, para atirar bolas com tinta colorida. Tem como objetivo atingir o oponente, marcando suas roupas com tinta, sem causar dano ou lesão corporal.


Tirolesa: a aventura radical nas alturas


Um esporte de aventura, na Tirolesa o praticante é preso por mosquetões e realiza a travessia de um ponto ao outro através de cabos de aço . No complexo de Itá está localizado o terceiro maior percurso de tirolesa na América do Sul, com 1.780 metros de extensão. Tentamos contato com o setor responsável para abordar como está a situação em meio à pandemia e quais são as expectativas para o futuro, até o fechamento desta edição não obtivemos respostas.


As dezenas de possibilidades do Empório do Mirtilo

O projeto teve início com o Itaberry Frutas Finas, em 2012, dando sequência na produção de uma empresa multinacional que vinha produzindo desde 2002, na qual um dos atuais proprietários já fazia parte. De 2012 em diante tornou-se um negócio da família passando a se chamar Empório do Mirtilo. A produção foi além do plantio de mirtilo e foram implantadas mais algumas culturas, como amora, lichia, framboesa, morango e physalis.


Tendo em vista que Itá é uma cidade turística, e as plantações começaram a atrair visitantes, a família resolveu desenvolver alguns produtos para serem oferecidos aos turistas que chegavam até o local para conhecer mais sobre os serviços e produtos cultivados na região. O empório também compra de outros produtores de Santa Catarina e Rio Grande do Sul para suprir a demanda, e através de parceria com clientes e fornecedores foram desenvolvidos alguns produtos a base de mirtilo, amora e framboesa. Para ampliar a oferta, foi desenvolvido um planejamento para criação do Empório do Mirtilo, onde hoje são recebidos visitantes, disponibiliza o serviço de vendas online e possui uma loja física.


No Empório, durante o período de colheita, o visitante tem a possibilidade de colher e consumir a fruta direto do pé. Essa experiência única na região tem conquistado diversos turistas que chegam até ali para conhecer de perto a produção de frutas exóticas como o mirtilo.


O Empório do Mirtilo é referência na região com cultivo e comercialização de frutas finas. (Crédito: Divulgação)



Impactos da pandemia na produção


De acordo com Gleison Roberto Minella, sócio fundador do Empório do Mirtilo, mesmo com a chegada da Pandemia a empresa familiar conseguiu realizar um excelente trabalho com os consumidores. As vendas melhoraram significativamente, com a opção de entrega em casa, e com as pessoas buscando uma alimentação mais saudável, incluindo o mirtilo em suas dietas. Devido às suas propriedades nutracêuticas, a procura pelos produtos a base de Mirtilo aumentaram bastante, reduzindo os impactos sofridos diante a pandemia.


Eventos cancelados e turismo caótico


O último evento realizado no município foi o Carnaval Náutico, no mês de fevereiro. Segundo o Secretário de Turismo de Itá, Altir Pedro Göedert, “Itá é um município turístico e desde que a pandemia começou, em março, cancelamos 46 eventos. Significa que praticamente 100% do turismo ficou parado neste período". Com a chegada do Natal e Ano Novo as atividades serão retomadas, porém de forma diferenciada.


Uma das épocas mais esperadas e encantadas do ano sofreu alterações em Itá. A casa do Papai Noel nesta temporada estará aberta de terça-feira a domingo, das 16 às 22 horas, sem atendimento na segunda-feira. A casa permanece aberta até o início de 2021. Devido a pandemia e a não possibilidade de contato físico, o Papai e a Mamãe Noel não estarão presentes neste ano para atender o público. Conforme o Secretário de Turismo, as pessoas não serão proibidas de estarem nas ruas. Os turistas e munícipes poderão acompanhar as apresentações, mas neste ano, devem respeitar as orientações para minimizar a contaminação da Covid-19.


Águas termais paradas


Altir ressalta que o município possui 46 atrativos turísticos, dos quais apenas seis são pagos e o restante disponível de forma gratuita à comunidade. No dia sete de outubro de 2020, iniciou a temporada de verão do Itá Thermas Resort e Spa que conta com o Aquaparque.


O Parque Thermas Itá – Aqua Parque ficou fechado desde o fim de março de 2020, quando as medidas restritivas intensas foram aplicadas em todo o Estado. O turismo foi um dos setores mais afetados pela pandemia por ser um dos últimos a retornarem às atividades. Desta forma, não apenas o Balneário de Itá, como todos que dependem dos turistas, tiveram grandes perdas no período.



O Aqua Thermas de Itá é referência turística na região Oeste de Santa Catarina. (Crédito: Divulgação)



O Balneário é um dos maiores atrativos do município de Itá. Por esse motivo, a locação de hotéis foi comprometida. O Secretário avalia a perda como 100% . Os hotéis pararam seus funcionamentos por um período e consequentemente, restaurantes, bares, toda parte do comércio, indústria sofreu com a paralisação.


Altir Göedert definiu com a palavra caótica, a situação do município durante a pandemia do novo coronavírus. Baseada no turismo, Itá fez parte da crise mundial afetando diretamente suas receitas, afinal, atividades não essenciais são as primeiras a serem cortadas. Demissões ocorreram principalmente na rede hoteleira, e eventos turísticos foram impossibilitados.


O setor de turismo e a equipe da Secretaria realizam diversas reuniões para levantar dados dos prejuízos e soluções. Göedert explica que o setor é o primeiro afetado e o último que vai retornar. "Então, durante este tempo estamos preocupados em levantar dados. Não podemos fazer previsão sem ter números, que é uma dificuldade enorme”, ressalta.


Conforme o Secretário, a rede hoteleira não tem como lidar com a crise sem fazer ajustes e nisso se encaixa a demissão. Pois todos os contratos com os hotéis, os pacotes, foram cancelados. “Mas também não dá para manter estrutura aberta com déficit desse tamanho e tem que racionalizar”, destaca o Secretário.


O famoso Réveillon de Itá também está cancelado, desta forma, sem turistas e renda para o município. No ano de 2019, o Resort de Itá estava com as 134 suítes lotadas para a virada de ano. Porém, a virada para 2021 será um tanto vazia, sem atrações, o que compromete também a visitação para outros pontos turísticos da cidade.


Repleta de eventos especiais que atraem turistas de diversos lugares, inclusive durante o inverno, a programação turística de Itá desde lá passa por cancelamentos. Primeiro dia, após a Páscoa o programa de Inverno em Itá iria iniciar, em um período de quatro meses.


Para ter uma dimensão de como o setor do turismo é afetado, segundo a Agência Brasil, somente empresas operadoras de turismo, que organizam viagens, já acumulam perda de aproximadamente R$ 4 bilhões até o mês de junho de 2020, em adiamentos e cancelamentos. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), que pediu a implementação rápida de políticas públicas de apoio ao setor turístico.


bottom of page